ARQUITECTURA: GAD & GOKHAM AVCIOGLU
TEXTO: TIAGO KRUSSE
FOTOGRAFIA: GAD

 

O projecto do mercado de peixe de Besiktas, em Istambul, na Turquia, é uma obra do atelier GAD, liderado pelo arquitecto Gokham Avcioglu. O mercado de peixe de Beskitas traduz a vontade popular e política da câmara de Istambul em revitalizar alguns bairros da cidade. Em Besiktas vive-se uma atmosfera muito próxima de uma vila, tendo esta zona de Istambul merecido atenção relativa a trabalhos de preservação e reabilitação urbana, acções impulsionadas pelo facto da cidade do Bósforo ter sido nomeada Capital Europeia da Cultura no ano passado.

O mercado de peixe de Besiktas foi reconstruído no coração comercial do bairro. O antigo mercado existente estava em péssimas condições, daí a municipalidade local ter decidido por uma nova reconstrução. A venda de peixe fresco em Besiktas representa uma actividade comercial de relevo, assim como a pesca, daí a importância deste obra para a gentes locais como para os seus visitantes.

 

Os elementos do atelier GAD e o arquitecto Gokham Avcioglu iniciaram o processo de design do mercado elaborando uma série de manipulações da área triangular do local e da sua superfície. Preencher o local com uma área de construção total de 320 m2 foi um bom ponto de partida para o atelier, no sentido que abria uma boa oportunidade para criar uma estrutura dentro do espírito de bairro e ao mesmo tempo simbólica. Para atingir um sentimento de atracção e uma atmosfera acolhedora ao mercado de peixe, Gokham Avcioglu decidiu por uma estrutura perfurada ao longo da sua periferia. Esta técnica deu aso a uma concavidade, uma espécie de concha porosa. A decisão permitiu uma fluída interacção entre a estrutura e a circulação de pessoas.

A construção desta estrutura côncava, em betão e aço, envolve toda a praça e apresenta-se aberta nos seus lados. Este formato concha permitiu libertar o espaço interior do mercado da construção de colunas, optimizando assim a área das bancas e da circulação de pessoas e mercadorias. O interior do mercado foi dividido em 6 zonas, todas elas ligadas sem quaisquer tipo de barreiras para além das bancadas. Estas bancadas em aço inoxidável foram trabalhadas à mão por peritos locais. No que ao sistema de iluminação diz respeito, é a tradição que dita a conservação de lâmpadas de 150 watt penduradas no tecto, uma forma de iluminar que é comum na grande maioria dos mercados de peixe de Istambul.

O novo mercado de peixe de Besiktas revela o pragmatismo da solução proposta pelo atelier GAD e pelo arquitecto Gokham Avcioglu, não esquecendo também a abertura de espírito dos responsáveis pelo pelouro urbano local. Esta peça de arquitectura transformou-se num sinal de orgulho para uma comunidade ciente da necessidade de melhorar as condições do bairro e da sua vizinhança.