A Apicula é uma empresa de design de comunicação e produto, criada por Hugo Araújo e Vera Oliveira em 2010. Foi numa licenciatura em novas tecnologias da comunicação, em Aveiro, que o destino desta dupla começou a ser traçado. A escolha do nome, Apicula, é desde logo propositado e tem como finalidade a impressão de uma vertente ligada à natureza, a uma postura vincadamente orientada para a defesa de um ambiente sustentável e para uma produção sempre consciente dos aspectos relacionados com a escolha dos materiais. Os objectivos traçados influenciam consequentemente a forma de operar da Apicula, que orienta a sua actividade para o reaproveitamento de materiais que são escolhidos para criar novos objectos e que todo esse processo resulte no menor impacto possível no meio ambiente. Conscientes dos valores do bom design, nos aspectos ligados à durabilidade dos produtos e aos processos inovadores de produção, Hugo Araújo e Vera Oliveira abraçam ainda a missão de promover o design nacional no estrangeiro sem esquecer de estimular os consumidores a observarem como os seus actos de consumo podem e devem contribuir para a preservação do meio ambiente.
A actividade da Apicula é focada no design de comunicação e no design de produto. Ao nível da comunicação há toda uma postura que se reflecte na escolha de papel reciclado, produtos certificados e na cortiça. Em termos de impressão a dupla criativa selecionou uma gráfica com um certificado ambiental e as tintas escolhidas têm uma base vegetal. Há uma preocupação bem definida a que se junta também a procura de mais e novas soluções, através de pesquisa de outros materiais. No design de produto o atelier foca as suas prioridades na produção de mobiliário, criando peças estruturadas em materiais reciclados, certificados ou fazendo reaproveitamento de desperdícios.
Os produtos da Apicula, de 2012 e 2011, revelam a honestidade da toda a missão e as suas linhas evidenciam uma meritória atitude a que se alia uma abordagem conceptual discreta. Destacámos a mesa “Claws”, de 2012, uma mesa de centro da colecção “Cork Love”, de 2012, e a garrafeira “Cellaret”, de 2011. A “Claws” é composta por ripas de madeira encontradas no lixo e utiliza um verniz de certificado europeu com rótulo ecológico. A mesa de centro engloba jornais antigos, cortiça e aros de duas rodas de bicicleta. A garrafeira foi estruturada em contraplacado reciclável e o design teve a preocupação relativamente ao seu uso por pessoas de mobilidade reduzida, tendo dado especial atenção à altura do produto e à facilidade de abertura.
Com um percurso pequeno mas seguro, Hugo Araújo e Vera Oliveira levaram este ano a Apicula à feira Clerkenwell Design Week, em Londres, juntando-se assim a outros criativos portugueses que formaram um colectivo que encetou uma parceria com Colour Design Concept, um agente e distribuidor de design português na capital inglesa que trabalha com criativos firmados a par dos emergentes.

TEXTO: TIAGO KRUSSE
FOTOGRAFIA: CORTESIA DA APÍCULA

PUBLICADO NA EDIÇÃO 6